06 abril 2013

CONHECENDO O SESC CAMPINAS - PESSOAS E LUGARES

Neste mês tivemos a oportunidade de conhecer melhor os espaços do SESC Campinas e as pessoas que  fazem o SESC funcionar.
Descobrimos que há setores para cuidar da nossa alimentação, setores para evitar desperdícios, para planejar os espetáculos, as atividades e também para divulgar a programação.
E falando em organização, aproveitamos também para definir os nossos combinados para convivermos melhor no Programa Curumim.



Combinado Não Sai Caro
No início do semestre costumamos fazer os nossos combinados com cada turma para facilitar a convivência diária  e assim deixar bem claro o que podemos e o que não devemos fazer.
Para que as crianças pudessem pensar o que colocar como combinado, dividimos a turma em subgrupos com diferentes assuntos como lanche, roda, horário livre e convivência e pedimos para que fizessem uma pequena lista de combinados sobre aquele assunto.
Depois na grande roda, um representante leu as sugestões dos grupos para que todos pudessem definir juntos o que era essencial ficar combinado.
O processo é lento e ainda não conseguimos terminar, mas o melhor mesmo é ver as discussões, sugestões, argumentação e votação dessa turminha. Assim que estiver tudo concluído teremos aqui a lista do que ficou acordado por cada turma.




Convidados na Roda
Ao longo do mês de março recebemos vários convidados na nossa roda de conversas. Eles nos contaram sobre suas funções no SESC Campinas e também responderam várias dúvidas das crianças. 


O primeiro foi o João Carlos, da Central de Atendimento, que veio junto com sua equipe de apoio. São os funcionários que orientam o público que frequenta a unidade.


Também recebemos o Jansen e o Luciano, do Setor de Infraestrutura, que providenciam os consertos necessários nas instalações para que possamos ter locais adequados as nossas atividades.

Sorriso Brilhante e Hálito Puro 
As dentistas e auxilares do Setor de Odonto também estiveram na nossa roda. A Yuli, a Mara, a Telma e a Samira tiraram algumas dúvidas da turma e depois nos levaram para conhecer os consultórios odontológicos do SESC. Cada criança recebeu um kit de escovação e orientações de como fazer uma escovação eficiente, isso depois de fazer a evidenciação de placa com as dentistas.
A garotada se divertiu com as bocas roxas, mas melhor mesmo é um sorriso bem branquinho, né?








Acesso Restrito
Nas nosssas andanças pela Unidade de Campinas pudemos "matar" a curiosidade da criançada levando a turma, para conhecer alguns setores que ficam em espaços restritos, sem o acesso do público. Fomos a sala dos Instrutores, a sala da Programação, a sala do Mesa Brasil e ao Setor Administrativo. Nesses locais as crianças fizeram muitas perguntas aos funcionários, desde: "Qual é o seu time preferido?", até: "Você fica com pena quando tem que despedir alguém?" Santa curiosidade desses curumins!







Curumim Peixe é!
A criançada adora uma piscina, então uma vez por mês programamos atividades aquáticas.
Para o primeiro dia de piscina do semestre convidamos os guardiões Juarez e Márcio para uma conversa na roda inicial e depois um tour pelas instalações da piscina. Conhecemos onde ficam os banheiros, onde são guardados os materiais das atividades aquáticas, onde estão as marcações de profundidade da piscina e como funciona a cadeira hidráulica, que serve para colocar cadeirantes dentro da piscina.





 
Fome Come
Vale a pena destacar a nossa visita ao Mesa Brasil, este é um programa do SESC São Paulo que objetiva combater o desperdício de alimentos.
A Lilian, coordenadora do Mesa Brasil, e a Mariana, que também faz parte da equipe, nos mostraram um trecho da reportagem do Globo Reporter em que se fala da importância desse trabalho e também nos explicaram de que forma podemos encaminhar alimentos, que ainda estão bons para o consumo, para a utilização em  instituições carentes.
No final da conversa a Lilian presenteou as crianças com o livro Receitas de Vida, uma publicação SESC com receitas de cozinheiras de algumas instituições parceiras no Programa Mesa Brasil.
Para quem quer conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Mesa é só visitar o site www.sesc.com.br/mesabrasil



  


SESC do outro lado da rua
No SESC Campinas temos o Galpão, um espaço bem amplo localizado na mesma rua da unidade, só que do outro lado. Lá temos a sala de ginástica multifuncional, o espaço de brincar, as salas de atividades, o espaço expositivo, que agora está com a exposição Energia e também um lindo jardim.
A criançada conversou com os instrutores de cada espaço e depois brincou bastante.

 
Ginástica MultiFuncional - GMF




Espaço de Brincar
para crianças de 0 a 6 anos







Exposição Energia





 


Horário Livre 
O curumim é mesmo o lugar da brincadeira, então a criançada pulou, correu, gritou, suou, caiu, chorou , riu e inventou brincadeiras durante o horáriode livre. Esse é o momento onde as crianças brincam sem ter uma atividade dirigida pelo educador, embora este sempre esteja ali para intervir e mediar situações quando necessário. No horário livre as crianças escolhem do que e com quem brincar. Os materiais e espaços utilizados variam podendo acontecer no campo, ginásio, quadra, biblioteca, jardim ou espaço arena.




 


 

  

  


Gira Pião
Neste mês também teve confecção de brinquedo. O Renato, nosso brinquedista, ensinou a turma a fazer um pião de jornal. Como disse a Isabel esse brinquedo é uma espécie de beyblade artesanal. Bastou cola, palito e jornal para garantir a diversão da galera. Teve batalha de piões e tudo. Gira pião, bambolei pião!





 
Reunião de Pais
A nossa primeira reunião de pais do semestre foi no dia 27 de março.
Nessa reunião além de reforçarmos alguns combinados com os responsáveis, tivemos também a
presença da dentista Saori e da nutricionista Lais.
Os pais puderam compreender melhor como funciona a parceria do Programa Curumim com os setores de Odontologia e Alimentação e também esclareceram dúvidas sobre saúde bucal e nutrição.
Para encerrar tivemos café, bolachinhas e bate papo no foyer do teatro.



Aniversariantes
Na última semana de março fizemos a nossa primeira comemoração de aniversariantes deste ano. Tinha um bocado de gente que ficou mais velha, pois cantamos parabéns para os aniversariantes de janeiro, fevereiro e março. Após bolo, esfihas e beijinhos, houve show de talentos e confecção de máscaras sobre bandeja de papelão. A criançada curtiu bastante, olha aí!



  






Nenhum comentário:

Postar um comentário